Sobre Relações Públicas

Existem várias definições para as Relações Públicas, que, por fim, se complementam. Trata-se de uma atividade que "avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou organizacional na busca do interesse público, planejando e executando ações para conquistar a compreensão e a aceitação públicas", conforme define o teórico James Grunig.

Na publicação do Extrato de Ata da 12ª reunião da Associação Brasileira de Relações Públicas – ABRP, em 1955, as Relações Públicas são definidas como “o esforço deliberado, planificado, coeso e contínuo, para estabelecer e manter uma compreensão mútua entre uma organização, pública ou privada, e seu pessoal, assim como entre essa organização e todos os grupos aos quais está ligada, direta ou indiretamente”.

A profissão, exercida formalmente no Brasil desde 1914, é regulamentada pela Lei nº 5.377, de 11 de dezembro de 1967, aprovada pelo Decreto nº 63.283, de 26 de setembro de 1968. É regida e fiscalizada pelo Conselho Federal de Relações Públicas – CONFERP, que possui seis regionais:

- Conrerp 1: RJ

- Conrerp 2: SP/PR.

- Conrerp 3: MG/BA/ES.

- Conrerp 4: RS/SC.

- Conrerp 5: AL/SE/PE/RN/PB/CE/PI.

- Conrerp 6: DF/GO/TO/MT/MS/MA/AC/AP/AM/PA/RO/RR. (onde sou registrada).

Outras entidades também representam a classe e/ou atuam por ela, como a já citada ABRP; a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – ABERJE; Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas – ABRAPCORP; Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación – ALAIC; Associação Brasileira das Agências de Comunicação – ABRACOM; Sindicato dos Profissionais de Relações Públicas – SINPRORP; Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM; entre outras.


Dia 2 de dezembro

O Dia Nacional das Relações Públicas é comemorado no dia 2 de dezembro, conforme Lei nº 7.197, de 14 de Junho de 1984. A data corresponde ao aniversário de Eduardo Pinheiro Lobo, declarado como o “patrono” das relações públicas no Brasil. Ele coordenou o primeiro departamento de Relações Públicas do país, implantado na empresa canadense The São Paulo Tramway Light and Power Company Limited (Eletropaulo). Esse departamento foi criado em 30 de janeiro de 1914, devido à necessidade da empresa em relacionar-se bem com os públicos e com a imprensa.




Legislação


A lei nº 5.377, de 11/12/1967, o decreto-lei nº 860, de 11/09/1969, e os decretos nºs 63.283, de 26/09/1968, todos de âmbito federal, compõem a legislação que regulamenta a profissão de Relações Públicas e seu exercício.

De acordo com a legislação, o exercício das atividades de Relações Públicas é privativo dos bacharéis em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas e que estejam devidamente registrados nos Conselhos Regionais da categoria.


A legislação prevê, igualmente, a obrigatoriedade do registro para as empresas, entidades, escritórios, entre outras pessoas jurídicas, que se dedicam às atividades dessa natureza. Essas organizações deverão ter em seu quadro o profissional responsável técnico, com qualificações específicas determinadas pelo Conferp, que responderá legalmente por todas as atividades e ações desenvolvidas pela empresa.Consequentemente, o exercício dessas atividades por pessoas não qualificadas e entidades não registradas é ilegal e passível de sanções penais.


A lei define como atividades específicas de Relações Públicas:


• a informação de caráter institucional entre a entidade e o público através dos meios de comunicação;
• a coordenação e planejamento de pesquisas da opinião pública para fins institucionais e de imagem;
• planejamento e execução de campanhas de opinião pública;
• a orientação de dirigentes de instituições públicas ou privadas na formulação de políticas de Relações Públicas;
• a promoção de maior integração da instituição na comunidade;
• a informação e orientação da opinião pública sobre os objetivos de uma instituição;
• assessoramento na solução de problemas institucionais que influam na posição da entidade perante a opinião pública;
• a consultoria externa de Relações Públicas junto a dirigentes de instituições;
• ensino de disciplinas específicas ou de técnicas de Relações Públicas.


As atividades básicas e específicas de um profissional de Relações Públicas estão contidas em cinco grandes segmentos: Pesquisa; Assessoria e Consultoria; Planejamento; Execução; Avaliação.




Funções das Relações Públicas:

 
PESQUISA


• Promover pesquisas de opinião pública, de imagem e clima organizacional;
• Analisar Resultados e Diagnosticar;
• Definir os Públicos Estratégicos da empresa;
• Detectar situações que possam afetar a imagem junto aos públicos e à opinião pública.


ASSESSORIA E CONSULTORIA


• Sugerir políticas de Relações Públicas para a organização;
• Sugerir políticas de Propaganda Institucional e Apoio ao Marketing;
• Sugerir atitudes ou mudanças de atitudes no tratamento com os públicos e em relação à opinião pública.


PLANEJAMENTO


• Elaborar Planejamento Estratégico de Comunicação para a organização;
• Elaborar planos, projetos e ações de Relações Públicas;
• Planejar Campanhas Institucionais de Comunicação e de Propaganda.


EXECUÇÃO


1. Comunicação entre empresa e públicos estratégicos


Implantar e coordenar as ações definidas no Planejamento Estratégico e conduzir os trabalhos de modo a conscientizar:


• todos os níveis da organização buscando o envolvimento e o engajamento no processo de comunicação e de formação de imagem;
• definir projetos de comunicação dirigida aos públicos estratégicos da empresa a fim de informá-los corretamente sobre as atividades da organização e obter deles aceitação e boa vontade em relação a empresa.


 2. Ações de Comunicação Dirigida


• Elaborar publicações da empresa (House Organ, Newsletter, Folhetos, Relatórios);• Desenvolver modos de comunicação por meios audiovisuais e eletrônicos e de informática - Internet e Intranet;
• Elaborar campanhas de informação, conscientização e institucionais - internas, dando apoio à administração e recursos humanos e externas, em apoio à administração, marketing, vendas e negócios em geral;
• Organizar congressos, conferências, simpósios, etc.;
• Elaborar quadros de avisos, murais, jornais murais;
• Organizar e dirigir visitas às organizações, exposições, mostras, etc.;
• Redigir discursos, correspondências e atender consultas e pedidos;
• Manter contatos pessoais e por outros meios com líderes de opinião, empresários, autoridades, etc.;
• Supervisionar coberturas fotográficas, filmagens, vídeos, sistemas de transmissão de teleconferências, etc.


3. Eventos e promoções especiais


• Organizar eventos e encontros empresariais que tenham caráter informativo para construir imagem;
• Dirigir cerimonial e representar a empresa e sua direção;
• Manter cadastro de líderes de opinião de interesse da empresa.


4. Gerência de assuntos públicos


• Acompanhar assuntos de interesse público afetos à empresa;
• Organizar e coordenar grupos de trabalho específicos por assunto;
• Coordenar a execução das atividades sugeridas por esses grupos.


 5. Relacionamento com a Imprensa


• Organizar e manter atualizado cadastro de jornalistas de interesse;
• Definir estratégias de abordagem e aproximação;
• Estabelecer programas de relacionamento;
• Manter contatos permanentes e dar atendimento aos chamados e demandas;
• Elaborar e distribuir noticiário e organizar e dirigir entrevistas;
• Organizar e manter atualizados arquivos de áudio, foto e imagem.


AVALIAÇÃO


Avaliar, com técnicas de pesquisa e análise, os resultados das atividades e projetos de Relações Públicas.





 
[Fontes: site PortalRPCONRERP 6ª Região e sites das entidades citadas]