Grandes Relações Públicas, parabéns pelo seu, pelo nosso dia! Para quem não sabe do que se trata essa maravilhosa profissão, lá vão alguns conceitos...
Relações Públicas é a função que avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou de uma organização na busca do interesse público e planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e a aceitação públicas.
(James E. Grunig)
A atividade-fim das Relações Públicas é planejar, implantar e desenvolver o processo total da comunicação institucional da organização como recurso estratégico de sua interação com seus diferentes públicos e ordenartodos os seus relacionamentos com esses públicos, para gerar um conceito favorável sobre a organização, capaz de despertar no público credibilidade, boa vontade para com ela, suas atividades e seus produtos.
Enquanto Marketing e Publicidade prendem-se estreitamente ao produto e a sua promoção/divulgação, tendo por foco a marca e o jornalismo às notícias, Relações Públicas concentra-se na identidade da organização e na sua filosofia comportamental, tendo por foco sua imagemprojetada na opinião pública. Pode atuar de maneira integrada com as demais profissões, potencializando os resultados.
O profissional de Relações Públicas, pela lei brasileira, precisa ser formado em curso superior, ter registro no Conselho da categoria e pode exercer sua atividade como profissional liberal, assalariado ou de magistério nas entidades de direito público ou privado, tendo por fim o estudo ou aplicação de técnicas de política social destinada à intercomunicação de indivíduos, instituições ou coletividades.
As funções de Relações Públicas estão expressas no decreto n.º 63.283, de 26/9/1968, que regulamentou a profissão. Consideram-se atividades específicas de Relações Públicas as que dizem respeito:
a) à orientação de dirigentes de instituições públicas ou privadas na formulação de políticas de Relações Públicas;
b) à promoção de maior integração da instituição na comunidade;
c) à informação e a orientação da opinião pública sobre os objetivoselevados de uma instituição;
d) ao assessoramento na solução de problemas institucionais que influem na posição da entidade perante a opinião pública;
e) ao planejamento e execução de campanhas de opinião pública;
f) à consultoria externa de Relações Públicas junto a dirigentes de instituições;
g) ao ensino de disciplinas específicas ou de técnicas de Relações Públicas.
Outras atividades são: assessoria de imprensa; eventos; comunicação interna, externa, institucional e administrativa; marketing digital; planejamento estratégico; gerenciamento de crises; reposicionamento de imagem; etc.
No mais, estou um pouco "corrida", neste momento, na Goiasindustrial, fazendo um rápido post. Um dia importante desse não poderia passar em branco né?
Grande abraço da Luds!
Um comentário:
Valeu Luds.
Feliz Dia do RP.
ótimo texto!
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