quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Debate na rádio Interativa FM

Salve salve meus caros visitantes!

Esse post é pra contar pra vocês sobre a minha participação no programa Talk Show da Rádio Interativa FM, como Relações Públicas da Goiasindustrial, no dia 22/02 (segunda-feira), a convite da produção do programa.

Durante debate na rádio Interativa FM, programa Talk Show


O tema discutido foi a diferença entre as mulheres e os homens no mercado de trabalho atualmente, pois saiu em recente pesquisa que as mulheres ainda estão por baixo, recebendo um salário equivalente a 57% do salário dos homens, que absurdo!

Falamos também sobre jornada dupla (tripla, quádrupla...) de trabalho que as mulheres enfrentam atualmente. É uma luta a cada dia! Não tive muito espaço para falar, nem para expor todo o conteúdo que levei, pois há muitas propagandas e notícias "soltas" (nada a ver com o tema do debate), o que acho desnecessário, pois os ouvintes podem consultar as notícias na internet. Também tem alguns debatedores que são "fominhas", querem falar mais que os outros, coisa que também acho desrespeitoso, ainda mais com convidados. Mas tudo bem, como aqui é o meu espaço, exponho brevemente o que acho.

Nos últimos cinquenta anos acompanhamos a inserção crescente das mulheres no mercado de trabalho. Este contínuo crescimento da participação feminina é explicado pelo avanço da industrialização, o processo de urbanização e a queda das taxas de fecundidade, proporcionando um aumento das possibilidades das mulheres encontrarem postos de trabalho na sociedade. Isso, somado à rebelião feminina do final dos anos 60, nos Estados Unidos e Europa e os movimentos feministas.

Atualmente, as mulheres estão mais conscientes do seu espaço e de sua capacidade intelectual, por isso estão correndo atrás, mas ainda, infelizmente, se deixam intimidar quando se deparam com pesquisas que apontam sua inferioridade diante dos homens em termos salariais, posição hierárquica nas empresas e surgimento de oportunidades.

Quando não são pesquisas, elas vivenciam isso na realidade. Na maioria das empresas, a alta posição hierárquica é ocupada por homens e muitos empresários acham que as mulheres são sensíveis e problemáticas demais. Eu penso o contrário, as mulheres não são problemáticas e, sim preocupadas e para tomar decisões importantes em uma empresa, deve haver sensibilidade para lidar com situações que merecem ser analisadas com cuidado. Não devemos subestimar as pessoas, isso engloba as mulheres.


Para não me estender muito... um abraço da Luds! \o/


Nenhum comentário: