terça-feira, 15 de maio de 2012

Elaboração do Plano de Cultura de Goiás é iniciada

Os trabalhos para a elaboração do Plano Estadual de Cultura em Goiás (PEC-GO) foram iniciados no mês de fevereiro, com pesquisas de dados da Secult Goiás e dos resultados das atividades realizadas pelo órgão, como o I Fórum Goiano, I Conferência Estadual de Cultura, Agepel Itinerante e o I Fórum Setorial de Cultura de Goiás.

A Secult Goiás, representada pelo Superintendente Executivo, Décio Coutinho, e as consultoras da UFSC em Goiás, Priscila Vilarinho (coordenadora) e Ludimila Costa (analista) participaram do I Seminário de Integração e Alinhamento Técnico para os Planos Estaduais de Cultura, para orientações a respeito da construção do Plano de Cultura de Goiás e assinatura do Termo de Compromisso e Assistência Técnica.

No mês de março foi iniciada a articulação de parcerias com o Conselho Estadual de Cultura, Fórum dos Conselhos Municipais de Cultura e instituições ligadas à cultura e ao empreendedorismo, como o Instituto Federal de Tecnologia de Goiás (IFG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e SEBRAE, para a formação da Câmara Técnica de Planejamento, que será responsável pela elaboração do Plano Estadual de Cultura.
Reunião da Câmara Técnica de Planejamento, onde estiveram presentes: Décio Coutinho, Priscila Vilarinho, Fernando Lana (assessor de projetos da Secult Goiás), Deolinda Taveira (Superintendente de Patrimônio Histórico e Artístico da Secult Goiás), Carlos Cipriano (presidente do Conselho Estadual de Cultura), Sacha Witkowski (membro do Conselho), Sandro Di Lima (diretor do IFG), Aguinaldo Coelho (membro do Conselho), Flávia Cruvinel (UFG) e eu.

A Câmara Técnica de Planejamento realizou cinco reuniões entre os meses de março e maio, para a exposição do material de apoio, elaborado pela UFSC, e definição da metodologia que será utilizada para a construção do Plano Estadual de Cultura. As reuniões resultaram na elaboração do Plano de Ação para a construção do PEC-GO no prazo de um ano, sugestão para a divisão territorial da cultura e pauta para debates com a sociedade civil e representantes do segmento cultural.

Os resultados de todos os trabalhos realizados pela Câmara serão apresentados na II Conferência de Cultura do Estado de Goiás, para serem validados pela sociedade civil, fazedores de cultura e gestores/agentes culturais no GT do Plano Estadual de Cultura. O evento ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de junho de 2012, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Após a Conferência, os materiais serão disponibilizados para consulta pública, via internet.

 

Secretaria de Estado da Cultura – SECULT GOIÁS
Praça Cívica, nº 2. Setor Central. Goiânia-GO
(62) 3201-9853
Décio Coutinho: decio.go@gmail.com
Ludimila Costa: luds.costa@yahoo.com.br


*Texto elaborado por mim, para informativo do Plano de Cultura de Goiás, com divulgação via mala-direta para gestores e agentes culturais do Estado e nas redes sociais da Secult Goiás.
Facebook:
Twitter: 

*Texto publicado no blog do Projeto de Elaboração dos Planos Estaduais de Cultura (UFSC): http://planosdecultura.ufsc.br/elaboracao-do-plano-de-cultura-de-goias-e-iniciada/


Nenhum comentário: