terça-feira, 15 de maio de 2012

Secult Goiás concretiza parceria para elaboração do Plano Estadual de Cultura com MinC e UFSC

Para uma gestão eficiente na área da cultura, o ideal é que o órgão gestor tenha um plano definido, elaborado com participação da sociedade. A Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), que trabalha para a efetivação completa do Sistema Estadual de Cultura, assinou termo de compromisso com o Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a elaboração do Plano Estadual de Cultura, um dos componentes do sistema.

O termo de parceria foi assinado no fim de fevereiro, durante o 1º Seminário de Integração e Alinhamento Técnico, realizado em Brasília, com a participação da ministra da cultura, Ana de Hollanda, a Secult Goiás e outros 16 estados. Para se adequar às exigências do Ministério, o Sistema Estadual de Cultura deve contar ainda com o Conselho Estadual de Políticas Culturais – já existente em Goiás, necessitando de adequações em relação ao que sugere o MinC – e o Fundo Estadual de Cultura – em fase de regulamentação.

Décio Coutinho (Superintendente Executivo da Secult Goiás e articulador), Priscila Vilarinho (Consultora-coordenadora do Projeto em GO) e eu (Consultora-analista do Projeto em GO) durante seminário em Brasília

Em Brasília, foi definida a colaboração das consultoras técnicas Ludimila Costa e Priscila Vilarinho, que integram a equipe da UFSC, sob a coordenação do superintendente da Secult Goiás, Décio Coutinho, para a elaboração do Plano junto ao setor cultural e o Conselho Estadual de Cultura.

Como explica Décio Coutinho, com esse direcionamento e após ser transformado em lei, o Plano Estadual de Cultura, será instrumento importante para levar Goiás a novo patamar cultural, com diversidade, participação popular, tradições fortalecidas e espaço para inovação. O plano está previsto para um horizonte temporal de dez anos.

* Texto publicado no site da Secult Goiás (Destaques):
Blog do Projeto de Elaboração dos Planos Estaduais de Cultura (UFSC):

*Fonte: Secretaria de Estado da Cultura – SECULT GOIÁS
Praça Cívica, nº 2. Setor Central. Goiânia-GO
(62) 3201-9853 / 9851

Nenhum comentário: